A NOSSA PALAVRA É A TUA GARANTIA

Controle de Processos

Usuário
Senha

Newsletter

Nome:
Email:

Previsão do tempo

Segunda-feira - Canoas, RS

Máx
34ºC
Min
24ºC
Chuva

Endereço

Rua Domingos Martins , 121 , 503
Centro
CEP: 92010-170
Canoas / RS
+55 (51) 30591396

Publicações

Neste último mês, fomos consultados sobre um problema que seguidamente volta, a questão da obrigatoriedade de pagamento da chamada "contribuição assistencial".

Em agosto de 2010, nós escrevemos um boletim jurídico sobre esse assunto, defendendo a tese da não-obrigatoriedade dessa cobrança.
Hoje não há mais controvérsia. Isso porque a mais alta Corte do país, o Supremo Tribunal Federal, já esclareceu essa questão, através da sua Súmula 666, que diz: 
"A contribuição confederativa de que trata o art. 8º, IV, da Constituição, só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo".
Ou seja, essa cobrança NÃO É obrigatória.

Também é importante não confundir a contribuição assistencial com a contribuição sindical. A contribuição assistencial não é tributo, é apenas uma contribuição confederativa, cujo pagamento não é obrigatório para quem não é associado ao sindicato, ao passo que a contribuição sindical é sim um tributo, é o antigo Imposto Sindical, hoje com roupagem de contribuição corporativa (artigo 579 e seguintes da CLT).
Visitas no site:  140009
© 2024 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia